Quem Somos

Existe uma longa e importante bibliografia que trata do Projeto Educativo Companhia de Maria e a importância que o Projeto Social ocupa neste fazer e ser pedagógico. Defino-me, portanto, em uma síntese para que o essencial seja entendido no que diz respeito ao real significado deste para a Companhia de Maria.

Todo carisma é Dom do Espírito Santo à Igreja. O carisma que herdamos de Joana de Lestonnac, fundadora da Companhia de Maria, é a educação. O “Estender a mão” nos leva à dimensão da solidariedade presente em nossa proposta educativa. A educação não é um negócio, mas um apostolado. Um projeto educativo aberto à novidade, mas com uma identidade muito bem definida por seu carisma, espiritualidade e história.

A Companhia de Maria entende a educação como um bem para todos, sem exclusão; bem adaptado à realidade; bem de qualidade e aberto para as exigências do futuro; bem realizado em um horizonte de gratuidade que significa para além de seu sentido material; a profundidade da ação gratuita, voluntária, sem a recompensa do útil, do imediato. Educar tem conotações de entrega, desinteresse pessoal … está no mais profundo do ser educador.
Em uma sociedade onde os direitos mais elementares das pessoas são negados, a missão educativa da Companhia de Maria se realiza na perspectiva dos pobres, dos fracos e excluídos.

A educação, na perspectiva dos pobres, deve descobrir os mais necessitados de educação e orientar as opções ao distribuir os recursos educativos, ou ao escolher novas formas para o ser e fazer educativo. Um elemento importante de nosso carisma é que a educação tem de ser uma “Educação da Fé que frutifique em obras de justiça”. A fé precisa se manifestar pelos caminhos da justiça. A educação é para a sociedade e para toda a sociedade.
Fundamentados nesse carisma que tanto nos enriquece e anima, debruçamo-nos neste trabalho voluntário – Projeto Social -, que funciona no turno da noite do Colégio da Companhia de Maria desde 1999, com o objetivo de estender a mão para as pessoas que, por diversas razões, não tiveram a oportunidade de usufruir de um espaço educativo que lhes possibilitasse ter acesso ao curso superior e a se alfabetizar. Preocupamo-nos em formar pessoas que percebam que o saber deve ser colocado a serviço da construção de um mundo mais justo, solidário.
Nosso trabalho é totalmente voluntário e o assumimos com seriedade e firmeza de propósito, aproveitando o máximo para que a educação integral possa, de fato, acontecer.
Os principais objetivos deste projeto social são:

– Propiciar aos mais necessitados o direito não somente do acesso à educação, mas a permanência do educando em seu processo formativo.
– Propiciar ações pedagógicas de qualidade, que se preocupem com a formação integral do sujeito e sua capacitação, buscando a transformação da sociedade.
– Oferecer uma pedagogia ativa, conforme o carisma educativo da Companhia de Maria, herança deixada por Santa Joana de Lestonnac, no sentido de levar o educando a se inserir em seu contexto, vivenciá-lo e transformá-lo, promovendo a construção de um mundo mais humano e fraterno.

Atendemos pessoas de classes trabalhadoras, moradoras do bairro Grajaú e seu entorno, com defasagem idade/série, desprovidas de acesso aos bens e serviços públicos, em situação de pobreza; portanto, excluídos do acesso à educação e permanência no ambiente escolar.

O curso Pré-Vestibular Solidário funciona de 2ª a 6ª feira, no horário das 18h30min às 22h. Várias ações pedagógicas e projetos são viabilizados para que possamos alcançar nossos objetivos. O curso oferece as disciplinas de Matemática, Física, Biologia, Geografia, História, Língua Portuguesa, Inglês, Química, Literatura, Atualidades e Redação.

Endereço:

Av. Engenheiro Richard, 107
Grajaú - RJ - CEP: 20561-092

Telefones:

(21) 3879-4575

Como Chegar

Quantos livros você lê por ano?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...